Nutrição

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 EM VEGANOS É UM MITO

 Alguns vegetarianos evitam tornar-se veganos por causa de um simples mito que ouviram repetidas vezes: que os veganos sofrem de deficiência de vitamina B12 por causa da sua dieta. Muitos vegetarianos decidem, baseados nessa falsa informação, que eles necessitam continuar comendo produtos animais. No entanto nada está mais longe da verdade do que isso.

Não se quer dizer que não existe deficiência de vitamina B12, porque ela realmente existe. Pessoas com deficiência dessa vitamina experimentam muitos sintomas, como fadiga, perda de peso, problemas gastrointestinais (dor de estômago, diarréia ou constipação), dormência, confusão, e perda de memória, para citar alguns. Isso, de fato, existe, mas não é causado pelo veganismo.

A verdade é que os veganos não precisam se preocupar. Eles não precisam tomar suplementos.  A maior falsidade que alimenta esse mito é que as pessoas são levadas a crer que a única fonte de vitamina B12 está nos alimentos de origem animal (carne, laticínios, etc.). Contudo, a falta de vitamina B12 não necessita ser uma preocupação, mesmo se a pessoa use apenas alimentos de fonte vegetal.

De acordo com a doutora Vivian V. Vetrano, a vitamina B12 provém das coenzimas, as quais já estão presentes nas bactérias encontradas no corpo humano (dentro da boca, por exemplo).

De fato, a deficiência de vitamina B12, segundo a dra. Vetrano, representa um sintoma de um problema maior. Ela não é causada por uma dieta pobre, mas, antes disso, por doenças de deficiência que normalmente não podem ser tratadas simplesmente dando ao paciente uma ingestão adicional de vitamina B12.  Ela é frequentemente causada por problemas digestivos. A Dra. Vetrano afirma que em casos de deficiência o corpo enfrenta problemas em absorver os nutrientes dos alimentos. A deficiência de vitamina B12, antes de ser causada pela dieta, é muitas vezes causada pela doença de Crohns, doença celíaca, e outras desordens digestivas.

Os vegetarianos que ouviram que eles não iriam obter suficiente proteína nas suas dietas vegetarianas sabem que isso é um mito, e podem descansar sossegados na certeza de que a deficiência de vitamina B12 também é um mito. Os veganos devem concentrar-se em comer bastantes comidas cruas saudáveis, nozes, sementes, grãos integrais, vegetais e frutas. A verdade é que as pessoas não devem comer carne ou outro produto animal para sobreviver ou ter saúde. A deficiência de vitamina B12 por causa da dieta vegana é simplesmente uma mentira que finalmente precisa ser posta para descansar.

Traduzido sob autorização do site:


***   ***   ***
  
ENTÃO POR QUE TANTOS VEGANOS  COM DEFICIÊNCIA DE B12?


Certa vez, assistindo a um seminário sobre remédios naturais no Wildwood Lifestyle Center and Hospital nos EUA, tive oportunidade de ouvir uma palestra do Dr. Wiston Craig, professor de nutrição da Andrews University. Nessa ocasião, ele afirmou que a vitamina B12 somente é encontrada em fontes de origem animal. Ao final, como ele abriu espaço para perguntas, lembro que o Dr. Scott Grivas, nosso querido médico do Lifestyle do Wildwood, questionou sobre a aplicação dos vários textos de Ellen White onde ela afirma categoricamente que na dieta vegetariana estrita encontram-se todos os elementos nutricionais de que necessitamos. Dr. Craig respondeu, então, sem muita convicção na falta de outra explicação melhor, que possivelmente isso se daria porque nossos solos estariam esgotados e não mais proviam a vitamina B12 nos alimentos vegetais. 

             A partir daquele dia nunca mais esqueci esse assunto; algumas questões, embora absurdas, não me saiam da mente: Teria Deus nos oferecido uma dieta incompleta? Teria Deus ensinado a reforma de saúde baseada numa dieta onde fatores ambientais provocariam uma influência de modo a desqualificar sua aplicação para os últimos dias, justamente o tempo para o qual ela é mais aconselhada a ser praticada? Onde estava o erro? E com quem? É claro, a parte errada somente poderia estar com o ser humano. Havia alguma coisa que eles ainda não haviam descoberto. E, acima de tudo, pensava eu, existia muita falta de fé nos Testemunhos naquelas declarações de ilustres estudiosos adventistas quando afirmavam ardentemente - fazendo eco com cientistas seculares - que os veganos devem tomar suplemento de B12 porque sua dieta não provê essa vitamina. Isso é um insulto a nosso Criador e a Suas mensagens.

Inconformada com as coisas que lia e ouvia, passei a pesquisar mais sobre a vitamina B12 e sua deficiência nos veganos. Vegano é o vegetariano estrito que não ingere nenhum tipo de produto animal. Muitas e muitas vezes, orei a Deus pedindo entendimento nesse sentido. Posto que a reforma de saúde é uma bênção inestimável e completa do ponto de vista nutricional, não me conformava com idéia de que precisamos tomar suplemento de vitamina B12, uma vez que a mensageira do Senhor nos diz na página 92 do livro Conselhos sobre o Regime Alimentar:


“Nos cereais, nas frutas, nas verduras e nas nozes, encontram-se todos os elementos alimentares de que necessitamos. Se viermos ao Senhor em simplicidade de mente, Ele nos ensinará como preparar alimentos saudáveis, livres de contaminação de alimentos cárneos.”


A seguir, à medida que puder produzir e postar, tentarei enumerar algumas coisas que descobri sobre assuntos relacionados com a deficiência de vitamina B12.

1)                    Segundo a Dra. Vivian Vetrano, não existe deficiência de vitamina B12, mesmo em pessoas que comem somente comida vegana crua. Veja o que ela diz:

“Eles (veganos) não necessitam comer sujeira, produtos animais, ou tomar pílulas para obter a quantidade de coenzima B12. As bactérias no trato intestinal fazem isso por nós, e as necessárias formas de coenzimas B12 não usadas metabolicamente estão contidas em alimentos originários de plantas frescas, não processadas, particularmente em nozes e sementes. O verdadeiro problema na assim chamada deficiência de vitamina B12 é uma falha na digestão e absorção dos alimentos, antes que uma deficiência da vitamina em si.”



             Segundo a Dra. Vivian, as coenzimas de vitamina B12 são encontradas em nozes e sementes, assim como em folhas verdes, frutas e vários vegetais.  Se comermos 100 gramas de vagem, beterraba, cenoura e ervilha, teremos metade do dito requerimento mínimo diário de vitamina B12, desde que nossa digestão e absorção estejam normais.

             De acordo com livro The Complete Book of Vitamins (O Livro Completo das Vitaminas) encontramos o seguinte: “Como sabemos, o complexo B das vitaminas é chamado complexo porque, ao invés de ser uma vitamina, ele vem a ser um grande numero de vitaminas relacionadas, as quais aparecem geralmente nos mesmos alimentos.”

             Em nossa própria boca, em volta dos dentes, na nasofaringe, em volta das amígdalas, nas dobras e base da língua e na árvore bronquial superior existem fontes de vitamina B12, originárias das bactérias presentes nesses locais. Essas fontes suprem as pequenas quantidades requeridas de vitamina B12 para os vegetarianos totais, especialmente considerando que as suas necessidades para essa vitamina não são tão grandes como as daqueles que seguem uma dieta convencional. 

            Os veganos e praticantes da dieta crua provavelmente obtêm a quantidade suficiente de vitamina B12 em suas dietas e da que é produzida em seus corpos pelas bactérias. Em geral, a causa básica da deficiência da vitamina B12 é a falha em digerir e absorver os nutrientes no trato intestinal, como no caso de gastrite e gastrenterite. O problema da má absorção é muitas vezes um problema de desordem gastrointestinal, fato conhecido pelos patologistas desde os anos 1800.

Antes de qualquer providência, uma checagem sobre alguma enfermidade ou anomalia seria a medida correta a ser considerada para o caso de alguém que apresente deficiência de vitamina B12. Temos  à nossa disposição os remédios naturais providos por amoroso Deus para a solução das causas da deficiência de vitamina B12.

 Marilda S. L. Barcellos 

    
***   ***   ***